Aposto que você pensou: "Ora! Dos dinossauros!" ;). Eu também achava que o petróleo tinha sua origem nos dinossauros. Talvez seja influência dos desenhos animados! Mas se não é dos dinossauros, de onde é que vem o petróleo ? Pasmem! Em verdade, o petróleo tem origem no fitoplâncton. Fito o que ??? Bem, segundo o winkipédia .
"Em biologia marinha e limnologia chama-se fitoplâncton ao conjunto dos organismos aquáticos microscópicos que têm capacidade fotossintética e que vivem dispersos flutuando na coluna de água. Fazem parte deste grupo organismos tradicionalmente considerados algas e estudados como tal pela botânica, mais especificamente pela ficologia."
Em resumo, pensando como engenheiro, fitoplâncton = microorganismos + algas
No próximo artigo vamos entender como o fitoplânction transforma-se no Ouro Negro!
Ate lá!
Vamos continuar nossa saga nesse mundo facinante do petróleo!
Bem, a primeira dica para fechar o quebra-cabeça vem da evidência de que grande parte do petróleo é encontrado em rochas reservatório de bacias sedimentares.
Rocha reservatório ? O que é isso ? Em poucas palavras é onde o petróleo se acumula, mas isso é papo para outro dia. Hoje estamos preocupados em desvendar como o ouro negro é gerado! Da evidência anterior vamos precisar de sedimentos! (http://pt.wikipedia.org/wiki/Sedimento)
Os outros dois componentes são: matéria orgânica e condições térmicas adequadas. Assim, para formar Petróleo basta seguir a seguinte equação:
Petróleo = Matéria orgânica + Sedimentos + Condições térmicas adequadas
A matéria orgânica é o fitoplâncton, o qual se acumula nos sedimentos. Agora só falta saber como a temperatura atua!
Em verdade, ocorrem duas fases: Diagênese e Catagênese.
Digênese
Na Diagênese, os principais atores são as bactérias. Elas transformam matéria orgânica em querogênio.
Abaixo transcrevemos uma definição mais precisa:
"Diagênese refere-se aos processos geológicos (físicos, químicos, biológicos,..) de baixa temperatura, como desidratação, cimentação, compactação, dissolução, reações minerais e outros que sucedem à deposição de sedimentos, levando, geralmente, a transformação destes em rochas sedimentares (litificação).
Catagênese
Nesta segunda fase, as temperaturas se elevam e o querogênio transforma-se em hidrocarbonetos líquidos (Petróleo)
Pronto! Já temos petróleo! Quase tão simples quanto fazer um bolo, não ?? Agora tem um detalhe pessoal! Como um bolo, não podemos deixar o petróleo passar do ponto. Se as temperaturas continuarem a subir o petróleo transforma-se em gás (Metagênese) e depois degrada-se (Metamorfismo).
Nenhum comentário:
Postar um comentário